Coleções

sexta-feira, 20 de março de 2020

Class Dojo: aplicativo para sala de aula




O Aplicativo Class Dojo está disponível no mercado desde 2011, essa ferramenta tem mais de 30 idiomas e nos Estados Unidos está presente em 90% das escolas. Vale ressaltar que o aplicativo é e sempre será gratuito para os professores.
Os professores que utilizam o aplicativo encontraram uma maneira divertida e atraente de melhorar a experiência dentro da sala de aula e conseguem ajudar os alunos a desenvolverem importantes habilidades como empatia, atenção, motivação e cognição.
Eu utilizo o aplicativo, principalmente para motivar os alunos, pois tudo o que eles fazem, é pontuado: tarefa de casa, resposta correta, persistência em alguma atividade, silêncio, comportamentos (bons ou ruins), pontualidade, empatia, capricho, dedicação, entre muitos outros.

Costumo entregar como brinde uma caixa de BIS para quem chega a mil pontos, faço de tudo para que todos consigam chegar a essa pontuação, mas geralmente, eles mesmos se motivam a isso.













No final de cada semestre, entrego aos alunos um real por ponto que acumularam, ou seja, quem acumulou 1300 pontos ganha 1300 reais, de “mentirinha”, é claro!
Com esse dinheiro, eles poderão fazer compras nas lojas de livros e brinquedos feitos por eles mesmos, com objetos enviados e autorizados pelas famílias. Assim, eles podem comprar tudo com o dinheiro que acumularam ao longo desse período. No meio do ano, eles fazem a venda de brinquedos e livros e no fim do ano, faço um leilão, que também é muito divertido. Eu não sei qual eles gostam mais, se das lojinhas ou do leilão.
Eles também, devem pagar as contas com os pontos negativos que tiveram, ou seja, para quem perdeu 120 pontos, deve pagar com dinheiro recebido, 120 reais de contas. No dia da atividade, temos um banco, onde ficam alguns alunos para receber e dar troco das contas. Assim, trabalho a educação financeira, pois eles aprendem a contar dinheiro, a dar troco, a economizar e a fazer cálculos mentais.
Elaborei um trabalho, onde devem registrar todos os números, soma das contas, do quanto vendeu na loja, quem vendeu mais, quem gastou mais, aprendem a preencher cheque, entre outros.

Ainda não mencionei o quanto a turma se mantém comportada durante as aulas, pois quem conversa ou faz bagunça perde pontos. Utilizo esse recurso com moderação, pois perder muitos pontos pode desmotivar alguns alunos.
Outra coisa, tento incentivar aquele aluno que está muito atrás, tento ajudá-lo com os pontos, para o que o aplicativo não seja visto de forma negativa. Até hoje, nunca tive problemas com isso. Algumas vezes até acrescento alguns pontinhos em casa para que ninguém fique com uma diferença muito grande na pontuação.


No link abaixo, você pode baixar um cartaz para anotar a pontuação dos alunos no final de cada aula (caso a sua escola não tenha um projetor ou uma televisão).


















Aprenda a usar o ClassDojo em sala de aula, assistindo o vídeo até o final para aprender todos os recursos.






Um comentário: